Frequento o 2º ano da licenciatura do curso de Educação Socioprofissional, na Escola Superior de Educação- Jean Piaget-Arcozelo, Campus Académico de Vila Nova de Gaia . Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Tecnicas de Animação de Grupo, com a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Correia. Atualmente estou a dar continuidade a este Bloguefólio, no âmbito da Unidade Curricular Metedologias e Tecnicas de Educação, Gerais e Especiais II, dirigida pela Doutora Orquídea Campos.


O blogue possui mecanismos simples para que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Tem muitas vantagens, proporciona um maior contacto entre quem escreve e quem lê, dão aos leitores a possibilidade de exprimir a sua opinião através de comentários, estas opiniões sobre determinados assuntos permite-nos faze-lo sem que estejamos no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta vai permitir um enrequecimento do seu currículo e uma maior visibilidade ao curso. Através do blogue o Educador pode dar a conhecer os seus trabalhos, as suas experiências e também adquirir o mesmo (através de outros blogues).











Teatro de sombras








 O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China e se espalhou pelos países da Europa. Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras

Como fazer um teatro de sombras?
Material:
·         Caixa de cartão (de transportar pacotinhos de leite ou sumo);
·         Folha de papel vegetal ou arquitecto;
·         Folha de papel de fantasia a teu gosto;
·         Pedaços de cartolina para os cenários;
·         Cola
·         Tesoura




Modo de fazer:

1.    Corta um rectângulo no fundo da caixa.
2.    Forra a caixa com papel de fantasia.
3.    Cola, pela parte de dentro, o papel de arquitecto.
4.    Recorta, nas cartolinas, o sol, as árvores...e cola-os no cenário. Coloca um candeeiro por trás.
...e as personagens:
1.    Cola em cartolina preta as personagens que crias-te
2.    Cola em pau de espetada na parte de trás de cada uma
3.    Cria histórias e brinca aos teatros.

http://interactividade.tripod.com/