É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objectivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra actividade. Estes procedimentos não excluem a criatividade como factor importante da técnica. A técnica implica no conhecimento das operações, como o manejo das habilidades, tanto das ferramentas como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na actividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade. Campos de acção: o campo da técnica e da Tecnologia responde ao interesse e à vontade do homem de transformar seu ambiente, buscando novas e melhores formas de satisfazer suas necessidades ou desejos. Esta actividade humana e seu produto resultante é o que chamamos técnica e Tecnologia, segundo o caso.
Animação
A palavra animação, no seu sentido etimológico, oferece algumas pistas para a definição do seu método. Significa acto ou efeito de animar, dar vida, infundir ânimo, valor e energia. Tem origem na palavra latina anima, que significa principio vital, sopro, alma.
Grupo
É o conjunto estruturado de pessoas, definido pelas inter-relações que se estabelecem entre os seus membros e pela consciência que têm de pertencer a este conjunto. Deste modo, para que haja grupo, é necessários que se estabeleçam interacções entre os membros do conjunto, ou seja, que os seus comportamentos tenham uma preponderância recíproca. É necessário também que este conjunto tenha uma estrutura definida, continuando a existir mesmo quando os seus membros não estão reunidos
Dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo
As dinâmicas são um dos instrumentos mais conhecidos e divulgados pelo método da animação, chegando-se, por vezes, a confundir a animação com as dinâmicas. Esta confusão pode ter origem na proximidade de significado das duas palavras, se animar, como vimos no primeiro módulo, significa dar vida, dinamizar tem o sentido de imprimir energia. Além desta distinção, é de salientar que as dinâmicas são simplesmente um dos instrumentos da animação. Nesse sentido, há que usá-las com critério.
Jacinto Jardim "o método de Animação"
Jacinto Jardim "o método de Animação"