Frequento o 2º ano da licenciatura do curso de Educação Socioprofissional, na Escola Superior de Educação- Jean Piaget-Arcozelo, Campus Académico de Vila Nova de Gaia . Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Tecnicas de Animação de Grupo, com a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Correia. Atualmente estou a dar continuidade a este Bloguefólio, no âmbito da Unidade Curricular Metedologias e Tecnicas de Educação, Gerais e Especiais II, dirigida pela Doutora Orquídea Campos.


O blogue possui mecanismos simples para que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Tem muitas vantagens, proporciona um maior contacto entre quem escreve e quem lê, dão aos leitores a possibilidade de exprimir a sua opinião através de comentários, estas opiniões sobre determinados assuntos permite-nos faze-lo sem que estejamos no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta vai permitir um enrequecimento do seu currículo e uma maior visibilidade ao curso. Através do blogue o Educador pode dar a conhecer os seus trabalhos, as suas experiências e também adquirir o mesmo (através de outros blogues).











Sociodrama e psicodrama

Psicodrama

È uma forma de terapia de grupo em que um dos elementos que constitui o grupo (protagonista) representa o passado, presenteou futuro encarado como problemática. É realizado com ajuda de um terapeuta (o encenador) que se serve de membros do grupo (público) ou terapeutas auxiliares para desempenhar os papéis das pessoas significativas do protagonista na dramatização. Esta técnica foi introduzida por Jacob Levy Moreno, que realizou a primeira sessão psicodramática no dia 1 de Abril de 1921 (Viena de Aústria). O psicodrama marca a passagem do tratamento do indivíduo isolado para o tratamento do individuo isolado para o tratamento do individuo em grupo, faz uso do corpo nas suas mais variadas expressões e interacções com o corpo. As primeiras técnicas são apresentadas pelo trato de improviso e o jornal ao vivo. O role-playing é introduzido e utilizado como um jogo psicodramático de papéis, onde se proporciona ao actor uma visão do ponto de vista de outras pessoas, ao actuar no papel dos outros. Decorre em três etapas:
            1ª- Aquecimento: conjunto de procedimentos que intervêm na preparação da pessoa para acção.
            2ª- Concretizar os actos e fantasias do protagonista. Trabalha-se a espontaneidade
            3ª – Solicita-se a opinião dos participantes; debate.


Sociodrama

Técnica de intervenção pedagógica e terapêutica dirigida à mudança de comportamentos nos grupos. Desenvolvida por Jacob Morena, nos EUA, nos anos 30 de século XX. Partindo da avaliação dos problemas sentidos no passado e no presente da vida de um grupo, tenta chegar a formas de resolução das situações e conflitos mais delicados. É a vida e cultura do próprio grupo que é dramatizada.