Frequento o 2º ano da licenciatura do curso de Educação Socioprofissional, na Escola Superior de Educação- Jean Piaget-Arcozelo, Campus Académico de Vila Nova de Gaia . Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Tecnicas de Animação de Grupo, com a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Correia. Atualmente estou a dar continuidade a este Bloguefólio, no âmbito da Unidade Curricular Metedologias e Tecnicas de Educação, Gerais e Especiais II, dirigida pela Doutora Orquídea Campos.


O blogue possui mecanismos simples para que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Tem muitas vantagens, proporciona um maior contacto entre quem escreve e quem lê, dão aos leitores a possibilidade de exprimir a sua opinião através de comentários, estas opiniões sobre determinados assuntos permite-nos faze-lo sem que estejamos no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta vai permitir um enrequecimento do seu currículo e uma maior visibilidade ao curso. Através do blogue o Educador pode dar a conhecer os seus trabalhos, as suas experiências e também adquirir o mesmo (através de outros blogues).











Métodos Pedagógicos (trabalho de grupo)


Métodos:




Método Expositivo


Ø Centrado nos conteúdos (saber-saber);

Ø Comunicação unilateral;

Ø Relação rígida e formal;

Ø Formandos passivos.



Usar em caso de:

Ø  Necessidade de expor as suas ideias ao grupo;

Ø Explicar conceitos de maneira indutiva;

Ø Transmitir diretrizes para a execução de uma atividade;

Ø Apresentação de um novo tema.



O formador deve:

Ø Selecionar as informações a transmitir;

Ø Identificar e/ou criar exemplos;

Ø Organizar a sequência de ideias;

Ø Resumir os tópicos da exposição.

Vantagens

Ø O formador domina por completo o rumo da sessão.

Ø Permite transmitir múltiplos conteúdos.

Ø Adequado a turmas numerosas.



Desvantagens

l  Pode tornar-se cansativo;

l  Não permite aos formandos qualquer iniciativa;

l  O feedback não é feito de uma forma parcial e contínua.



Método Interrogativo

Ø Promove o saber-saber e saber-fazer;

Ø Formandos motivados e participativos;

Ø Relação menos formal;

Ø Reforço positivo ao formando;

Ø Controlo da aprendizagem pelo formando.




Vantagens

Ø Os conhecimentos essenciais são evidenciados pelos formandos;

Ø Subordinação lógica: possibilita a aprendizagem estruturada e significativa;

Ø Feedback constante;

Ø Motiva e facilita a comunicação;

Ø Obriga a pensar, planificar e gerir a aprendizagem na globalidade;

Ø Método individualizado;




Desvantagens

Ø Pode bloquear a criatividade e a iniciativa;

Ø Despersonaliza a comunicação formando/formador e os formandos entre si;

Ø A construção dos módulos é morosa.






Tipos de Perguntas:

Ø MEMÓRIA (implicam o relembrar de informação específica);

Ø RACIOCÍNIO (levam o formando a pensar e a desenvolver a sua informação);

Ø CRIATIVAS (exigem do formando soluções novas e originais);

Ø PESSOAIS (suscitam no formando a expressão de opiniões, sentimentos e valores pessoais);

Ø ABERTAS (as respostas conseguem-se através de uma elaboração diferente de indivíduo para indivíduo e podem ter várias respostas aceitáveis);

Ø FECHADAS (apenas têm uma única resposta correta).


 

Método Ativo



O formando organiza o seu próprio programa e forma-se através de atividades de aprendizagem orientadas pelo formador.

Condensa os três saberes:

Ø saber-saber, o saber-fazer e o saber-estar;
Ø Desenvolve potencialidades e atitudes;
Ø Espírito de iniciativa e criatividade;
Ø Favorece o trabalho de grupo;
Ø Relação informal e aberta;
Ø Comunicação multilateral.


Vantagens

Ø Deixa lugar à iniciativa e autonomia;
Ø Permite exercer atividades variáveis;
Ø Promove espírito de equipa;


Ø Aumenta a capacidade de autonomia.


Desvantagens

Ø Nem sempre se corrige de imediato os desvios;
Ø Não é aplicável a populações muito heterogéneas;
Ø Pode levar a conflitos causados por diferentes opiniões


Método Demonstrativo


Baseado no conhecimento do formador e na sua competência para exemplificar uma prática que se deseja repetida e depois apreendida (saber-fazer);Possibilita o ensino individual ou em grupo.

“O QUE OUÇO ESQUEÇO,
O QUE VEJO LEMBRO,
O QUE FAÇO APRENDO”.

Vantagens

Ø Permite a participação dos formandos discutindo, dialogando, observando e realizando;
Ø Dado o contacto pessoal, provoca uma atenção de parte a parte;
Ø Provoca uma grande motivação dos formandos com bases sólidas;
Ø Individualização da aprendizagem
Ø Adequa-se às diferentes realidades.

Desvantagens

Ø Não adequado a grandes grupos;
Ø Exige uma maior disponibilidade de tempo;
Ø Exige muito equipamento e materiais;
Ø Necessita de material pedagógico específico;

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