Métodos:
Método Expositivo
Ø Centrado nos conteúdos (saber-saber);
Ø Comunicação unilateral;
Ø Relação rígida e formal;
Ø Formandos passivos.
Usar
em caso de:
Ø Necessidade de expor as suas
ideias ao grupo;
Ø Explicar conceitos de maneira
indutiva;
Ø Transmitir diretrizes para a
execução de uma atividade;
Ø Apresentação de um novo tema.
O formador deve:
Ø Selecionar as informações a
transmitir;
Ø Identificar e/ou criar exemplos;
Ø Organizar a sequência de ideias;
Ø Resumir os tópicos da exposição.
Vantagens
Ø O formador domina por completo o
rumo da sessão.
Ø Permite transmitir múltiplos
conteúdos.
Ø Adequado a turmas numerosas.
Desvantagens
l Pode tornar-se cansativo;
l Não permite aos formandos qualquer iniciativa;
l O feedback não é feito de uma forma parcial e
contínua.
Método Interrogativo
Ø Promove o saber-saber e
saber-fazer;
Ø Formandos motivados e
participativos;
Ø Relação menos formal;
Ø Reforço positivo ao formando;
Ø Controlo da aprendizagem pelo
formando.
Vantagens
Ø Os conhecimentos essenciais são
evidenciados pelos formandos;
Ø Subordinação lógica: possibilita
a aprendizagem estruturada e significativa;
Ø Feedback constante;
Ø Motiva e facilita a comunicação;
Ø Obriga a pensar, planificar e
gerir a aprendizagem na globalidade;
Ø Método individualizado;
Desvantagens
Ø Pode bloquear a criatividade e a
iniciativa;
Ø Despersonaliza a comunicação
formando/formador e os formandos entre si;
Ø A construção dos módulos é
morosa.
Ø MEMÓRIA (implicam o relembrar de
informação específica);
Ø RACIOCÍNIO (levam o formando a
pensar e a desenvolver a sua informação);
Ø CRIATIVAS (exigem do formando
soluções novas e originais);
Ø PESSOAIS (suscitam no formando a
expressão de opiniões, sentimentos e valores pessoais);
Ø ABERTAS (as respostas conseguem-se
através de uma elaboração diferente de indivíduo para indivíduo e podem ter
várias respostas aceitáveis);
Ø FECHADAS (apenas têm uma única
resposta correta).
Método Ativo
O formando organiza o seu
próprio programa e forma-se através de atividades de aprendizagem
orientadas pelo formador.
Condensa os três saberes:
Ø saber-saber, o saber-fazer e o
saber-estar;
Ø Desenvolve potencialidades e
atitudes;
Ø Espírito de iniciativa e
criatividade;
Ø Favorece o trabalho de grupo;
Ø Relação informal e aberta;
Ø Comunicação multilateral.
Vantagens
Ø Deixa lugar à iniciativa e autonomia;
Ø Permite exercer atividades variáveis;
Ø Promove espírito de equipa;
Ø Aumenta a capacidade de autonomia.
Desvantagens
Ø Nem sempre se corrige de imediato os
desvios;
Ø Não é aplicável a populações muito
heterogéneas;
Ø Pode levar a conflitos causados por
diferentes opiniões
Método Demonstrativo
“O QUE OUÇO ESQUEÇO,
O QUE VEJO LEMBRO,
O QUE FAÇO APRENDO”.
Vantagens
Ø Permite a
participação dos formandos discutindo, dialogando, observando e realizando;
Ø Dado o
contacto pessoal, provoca uma atenção de parte a parte;
Ø Provoca uma
grande motivação dos formandos com bases sólidas;
Ø Individualização
da aprendizagem
Ø Adequa-se
às diferentes realidades.
Desvantagens
Ø Não
adequado a grandes grupos;
Ø Exige uma
maior disponibilidade de tempo;
Ø Exige muito
equipamento e materiais;
Ø Necessita
de material pedagógico específico;
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