As
relações interpessoais, são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito
encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias,
espaço, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época. As
relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar,
educacional, social, institucional, profissional e estão ligadas aos resultados
finais de harmonia, avanço e progressos ou na estagnação, agressões ou
alienamento.
Emergência
de conflitos (Negociar)
Os conflitos interpessoais surgem, de um modo
geral, pelas diferenças individuais, limitações dos recursos e diferenciação de
papéis.
As diferenças individuais dizem respeito, as
diferenças de idades, sexos, atitudes, crenças, valores e experiências contribuem
para que as pessoas vejam e interpretem as situações de múltiplas maneiras.
Pais e filhos, velhos e novos, colaboradores no seio de uma empresa, homem ou
mulher criam situações onde existe a divergência de pontos de vista, em
situações onde se demarque a diferença individual, as situações de conflito são
inevitáveis.
As limitações de recursos, como sabemos
nenhuma organização, grupo ou família possui todos os recursos de que
necessita. Os recursos financeiros, técnicos e humanos são limitados. A justa
partilha destes recursos por todos os indivíduos é difícil. Por este fato, há
que tomar decisões concretas, Quem ocupa este espaço?; Quem ocupa este
trabalho?; Quem obtém este equipamento?; Quem tem poder? Etc. É porque o
sistema possui recursos limitados que surge a competição. Sempre que um grupo
resolve fazer uma partilha equitativa surgem divergências, porque há pessoas
que se consideram sempre prejudicadas. Dificilmente se encontra a unanimidade.
Quanto a diferenciação de papéis, os
conflitos interpessoais podem também surgir da dificuldade em determinar quem
pode dar a ordem a outro. Se a autoridade de uma pessoa não á aceite pelo
outro, surge o conflito. Quando o padrão e o colaborador estão de acordo quanto
a determinado trabalho que é preciso realizar, mas se o patrão fala em tempo
suplementar para realizar, o empregado pode não estar de acordo. O emprego
poderá não dizer que não, somente porque daí poderiam, posteriormente, advir
problemas para o seu desempenho profissional.
Para resolver ou evitar os conflitos é
necessário existir a negociação.
Negociar é a arte de compreender a
pluralidade de opiniões e saber acordar entre as partes, de maneira que todos
saiam a ganhar, é um processo necessário que indivíduos com objetivos comuns ou
divergentes usam para apresentar e discutir propostas que levem a um acordo em
que ambas as partes saiam ganhando. Consegue-se negociar a partir de um diálogo
franco e aberto.
A comunicação é uma das competências mais importantes na vida. Ler e escrever, falar e escutar, são as quatro formas básicas de comunicação.
Para que a comunicação seja efetiva, é necessário que ela seja clara, recebida, entendida e confirmada e, para que ocorra adequadamente, é necessário que ambas as partes saibam comunicar.
A comunicação é uma das competências mais importantes na vida. Ler e escrever, falar e escutar, são as quatro formas básicas de comunicação.
Para que a comunicação seja efetiva, é necessário que ela seja clara, recebida, entendida e confirmada e, para que ocorra adequadamente, é necessário que ambas as partes saibam comunicar.
Comunicação é a base das negociações;
Sem diálogo, não há comunicação nem solução possível para os conflitos;
Sem diálogo, não há comunicação nem solução possível para os conflitos;
Saber ouvir;
A maioria dos erros, desencontros e confusões é causada por comunicação inadequada;
Adotar postura afirmativa, ouvindo ativamente e demonstrando respeito e interesse pelo interlocutor e pelo assunto;
Buscar compreender as mensagens, a fim de evitar situações conflituantes;
Evitar críticas e interferências enquanto for o ouvinte.
Saber perguntar, é uma habilidade importante na comunicação eficaz, pois quem pergunta está direcionar a conversa.
A maioria dos erros, desencontros e confusões é causada por comunicação inadequada;
Adotar postura afirmativa, ouvindo ativamente e demonstrando respeito e interesse pelo interlocutor e pelo assunto;
Buscar compreender as mensagens, a fim de evitar situações conflituantes;
Evitar críticas e interferências enquanto for o ouvinte.
Saber perguntar, é uma habilidade importante na comunicação eficaz, pois quem pergunta está direcionar a conversa.
Alguns passos são importantes para uma adequada resolução dos conflitos, tais como:
• Criar uma atmosfera afetiva;
• Construir relações de cooperação, confiança e consideração;
• Esclarecer as perceções;
• Indicar claramente metas e objetivos;
• Ser franco quanto ao sentimento de como as coisas correm;
• Criar um ambiente de confiança e respeito mútuo;
• Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
• Construir uma liderança positiva e compartilhada;
• Aprender com o passado olhando para o futuro;
• Planear com competência;
• Estabelecer acordos de ganhos mútuos.
Muitos conflitos podem ser tratados como
consequência de algumas ingerências. Com a situação de conflito já instalada,
um erro na decisão da escolha do estilo de gestão a ser adotado pode trazer
consequências maléficas. Cabe aos gestores ampliar sua perceção para que os
conflitos tenham sempre valores positivos.
Os conflitos instalam-se devido a uma sucessão de falhas, passando pela série de barreiras defensivas existentes no sistema. Uma vez instalados, necessitam de atenção.
Os conflitos instalam-se devido a uma sucessão de falhas, passando pela série de barreiras defensivas existentes no sistema. Uma vez instalados, necessitam de atenção.
(Psicologia das relações Interpessoais, M.
Odete Fachada, 2005, edições Rumo, Lda)
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