Frequento o 2º ano da licenciatura do curso de Educação Socioprofissional, na Escola Superior de Educação- Jean Piaget-Arcozelo, Campus Académico de Vila Nova de Gaia . Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Tecnicas de Animação de Grupo, com a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Correia. Atualmente estou a dar continuidade a este Bloguefólio, no âmbito da Unidade Curricular Metedologias e Tecnicas de Educação, Gerais e Especiais II, dirigida pela Doutora Orquídea Campos.


O blogue possui mecanismos simples para que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Tem muitas vantagens, proporciona um maior contacto entre quem escreve e quem lê, dão aos leitores a possibilidade de exprimir a sua opinião através de comentários, estas opiniões sobre determinados assuntos permite-nos faze-lo sem que estejamos no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta vai permitir um enrequecimento do seu currículo e uma maior visibilidade ao curso. Através do blogue o Educador pode dar a conhecer os seus trabalhos, as suas experiências e também adquirir o mesmo (através de outros blogues).











Relações Interpessoais


As relações interpessoais, são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaço, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época. As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço e progressos ou na estagnação, agressões ou alienamento.





Emergência de conflitos (Negociar)

Os conflitos interpessoais surgem, de um modo geral, pelas diferenças individuais, limitações dos recursos e diferenciação de papéis.

As diferenças individuais dizem respeito, as diferenças de idades, sexos, atitudes, crenças, valores e experiências contribuem para que as pessoas vejam e interpretem as situações de múltiplas maneiras. Pais e filhos, velhos e novos, colaboradores no seio de uma empresa, homem ou mulher criam situações onde existe a divergência de pontos de vista, em situações onde se demarque a diferença individual, as situações de conflito são inevitáveis.

As limitações de recursos, como sabemos nenhuma organização, grupo ou família possui todos os recursos de que necessita. Os recursos financeiros, técnicos e humanos são limitados. A justa partilha destes recursos por todos os indivíduos é difícil. Por este fato, há que tomar decisões concretas, Quem ocupa este espaço?; Quem ocupa este trabalho?; Quem obtém este equipamento?; Quem tem poder? Etc. É porque o sistema possui recursos limitados que surge a competição. Sempre que um grupo resolve fazer uma partilha equitativa surgem divergências, porque há pessoas que se consideram sempre prejudicadas. Dificilmente se encontra a unanimidade.

Quanto a diferenciação de papéis, os conflitos interpessoais podem também surgir da dificuldade em determinar quem pode dar a ordem a outro. Se a autoridade de uma pessoa não á aceite pelo outro, surge o conflito. Quando o padrão e o colaborador estão de acordo quanto a determinado trabalho que é preciso realizar, mas se o patrão fala em tempo suplementar para realizar, o empregado pode não estar de acordo. O emprego poderá não dizer que não, somente porque daí poderiam, posteriormente, advir problemas para o seu desempenho profissional.

Para resolver ou evitar os conflitos é necessário existir a negociação.

Negociar é a arte de compreender a pluralidade de opiniões e saber acordar entre as partes, de maneira que todos saiam a ganhar, é um processo necessário que indivíduos com objetivos comuns ou divergentes usam para apresentar e discutir propostas que levem a um acordo em que ambas as partes saiam ganhando. Consegue-se negociar a partir de um diálogo franco e aberto.

A comunicação é uma das competências mais importantes na vida. Ler e escrever, falar e escutar, são as quatro formas básicas de comunicação.

Para que a comunicação seja efetiva, é necessário que ela seja clara, recebida, entendida e confirmada e, para que ocorra adequadamente, é necessário que ambas as partes saibam comunicar.



Comunicação é a base das negociações;
Sem diálogo, não há comunicação nem solução possível para os conflitos;

Saber ouvir;
 A maioria dos erros, desencontros e confusões é causada por comunicação inadequada;
Adotar postura afirmativa, ouvindo ativamente e demonstrando respeito e interesse pelo interlocutor e pelo assunto;
 Buscar compreender as mensagens, a fim de evitar situações conflituantes;
Evitar críticas e interferências enquanto for o ouvinte.
Saber perguntar, é uma habilidade importante na comunicação eficaz, pois quem pergunta está direcionar a conversa.


Alguns passos são importantes para uma adequada resolução dos conflitos, tais como:

• Criar uma atmosfera afetiva;

• Construir relações de cooperação, confiança e consideração;

• Esclarecer as perceções;

• Indicar claramente metas e objetivos;

• Ser franco quanto ao sentimento de como as coisas correm;

• Criar um ambiente de confiança e respeito mútuo;

• Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;

• Construir uma liderança positiva e compartilhada;

• Aprender com o passado olhando para o futuro;

• Planear com competência;

• Estabelecer acordos de ganhos mútuos.


Muitos conflitos podem ser tratados como consequência de algumas ingerências. Com a situação de conflito já instalada, um erro na decisão da escolha do estilo de gestão a ser adotado pode trazer consequências maléficas. Cabe aos gestores ampliar sua perceção para que os conflitos tenham sempre valores positivos.

Os conflitos instalam-se devido a uma sucessão de falhas, passando pela série de barreiras defensivas existentes no sistema. Uma vez instalados, necessitam de atenção.



(Psicologia das relações Interpessoais, M. Odete Fachada, 2005, edições Rumo, Lda)

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